sexta-feira, 10 de junho de 2016

Só não come bem quem não tem wifi!



Viajar é possível apenas para os desapegados na alimentação?

Por Priscilla Sbarra

Postado no blog http://salvamososeusemestre.blogspot.com.br/
Durante um mochilão pela América Latina que fiz três anos atrás, lembro-me de uma de minhas companheiras, vegetariana fiel à dieta, sempre entrar em crise ao chegarmos a uma cidade nova. Seria uma nova busca por restaurantes e lugares para comer onde a opção veggie fosse boa, bonita e barata e muitas novas decepções adiante!

Para muitos, planejar uma simples viagem já é uma atitude desafiadora. Imagine planejar uma viagem, então, colocando no pacote certas restrições ou exigências pessoais, como alimentação diferenciada? Parece ideia de gente maluca, não?
Pois o universo nômade digital está cheio desses “malucos”, que têm prazer em dividir cada uma de suas exóticas experiências! 

Quando fui pesquisar sobre esta pauta, minha ideia inicial era falar sobre os aplicativos que podem dar aquela forcinha em relação à alimentação em viagens e possíveis soluções de como se virar.
A surpresa foi encontrar todo um roteiro ainda mais rico, o dos blogs daqueles viajantes “diferentes”, contando sobre as suas vivências, os seus encontros e os seus perrengues com a comida dos países por onde passaram! 

Uma lista com os “12 melhores blogs de viagens feitos por veganos ou vegetarianos”, um artigo sobre “Alimentação para os bebês viajantes”, outro sobre “Melhores viagens de carro e comidas de posto” e mais uma infindável coleção de blogs me fizeram refletir que viajar não só é preciso, mas também possível sob qualquer condição alimentar (ou qualquer outra restrição). 

O resto da pesquisa, tornou-se então, pura diversão! Matérias como “Essential Vegan Travel Guide”; “Always a table for one” e “15 descobertas veganas em viagem a Santiago com belas paisagens do Chile” me permitiram afirmar que Viagem e Gastronomia não só podem andar juntas, como só não come bem quem não quer – ou quem não tem Wifi!

SAIBA PORQUE SUAS VENDAS TAMBÉM DEVEM ESTAR NAS MÍDIAS SOCIAIS DIGITAIS.


Todos questionam a eficácia do e-commerce nas mídias sociais digitais, se é realmente rentável, se tem engajamento com o consumidor. Em um levantamento recente realizado pela Emarketer em sites brasileiros, um novo horizonte aponta para este mercado nas mídias sociais e, em poucas palavras, a tendência é uma mudança de comportamento do consumidor, ele está atento as ofertas recebidas pelos seus canais digitais e não se incomoda com a publicidade recebida. Abaixo, listo alguns números deste levantamento e algumas informações do mercado, que podem ajudar na decisão de sua empresa em investir nesses apps para gerar negócios online.

1º - Em 2015, o e-commerce no Brasil obteve um crescimento nominal de 15,3% em comparação com 2014, resultando em uma movimentação de R$ 41,3 bilhões.

2º - O Emarketer prevê o crescimento no número de compradores digitais em 10,1% em 2016 no Brasil, este número revela que os compradores estão abertos para compras online, apesar de não demostrarem um interesse claro entre o comércio e meios de comunicação social como Facebook, Twitter entre outros.

3º - 21% dos consumidores digitais pesquisam produtos nas mídias sociais. 

4º - 15% dos usuários das mídias sociais fariam compras através de app, o que mostra o potencial de crescimento de vendas, comparada ao crescimento do comércio eletrônico e mídias sociais. 

5º - Compradores digitais não se opõem à visualização de anúncios em mídia sociais.
 
6º - Segundo a Criteo, dispositivos móveis, como smartphones e tablets, responderam por 19% das vendas do comércio eletrônico no Brasil. No mundo, a média móvel é de 35%. 

7º - Cerca de 60% dos sites de e-commerce no Brasil já utilizam as mídias sociais digitais e o Facebook é considerado o mais popular.

8º - Mesmo com pouca amostragem, avaliações, comentários e feedbacks podem influenciar o consumidor na compra online. 

Por Sandra Padilha, gerente de online e offline da agência PH2Full


Fontes: www.emarketer.com/Article/Ecommerce-Sites-Brazil-Embrace-Social-Media em 09/06/2016; http://www.mobiletime.com.br/04/11/2015/mobile-responde-por-19-das-vendas-de-e-commerce-no-brasil-no-terceiro-tri/422582/news.aspx em 10/06/2016.